Clubes de Leitura

Também guardamos pedras aqui, de Luiza Romão

Mediação: Neide Almeida

Dia 3 de agosto, às 19h, online

Sinopse

As pedras de Luiza Romão têm a ver menos com as pedras no bolso de Virginia Woolf, e mais a ver com as pedras jogadas pelos palestinos em Sheikh Jarrah: um ato ao mesmo concreto e simbólico, de autodefesa e resistência ao neocolonialismo. As pedras de Luiza têm mais a ver com a pedra de Drummond, a de João Cabral, a pedra das canções de protesto do Clã Nordestino, de Nina Simone, de Pete Seeger, de Barbara Dane e de Selda Bağcan. Com Também guardamos pedras aqui, Luiza Romão consegue inserir momentos de afago e restauro existencial, sem perder uma perspectiva crítica. Isso, em 2021, é tudo que a gente quer: seguir nos aperfeiçoando, nos aprimorando, como seres humanos e sujeitos políticos, e ao mesmo tempo sentir um pouco de prazer, um pouco de alívio, que carreguem nossas de baterias, para que possamos voltar à realidade, prontas para a luta. Um livro para ir redescobrindo, à medida que o ele passa. Não tenho a menor dúvida disso.

Mediação

Neide Almeida, é escritora, poeta, educadora e gestora cultural. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Atua como docente, pesquisadora independente e consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais. Atualmente, pela Fio.de.Contas Produções Culturais, promove ações e eventos, entre eles os projetos “Literatura à flor da pele” e “Gira de Leitura”. Coordena a Coleção Insurgências, Editora Jandaíra, é colaboradora da Revista Emília. Coordenou o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Integra a equipe docente do curso de Pós Graduação Mediação para Crianças e Jovens, Instituto Vera Cruz. Foi jurada dos Prêmios IPL, São Paulo de Literatura e Jabuti. Integra o Conselho Consultivo do Instituto Ruth Guimarães.
Publicou, em 2018, o livro Nós: 20 poemas e uma Oferenda, pela Ciclo Contínuo Editorial; em 2017, a zine Nambuê, pela MoriZines. Tem publicado poemas e crônicas em revistas. Participa de antologias, entre elas Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco, organizado pelo Mulherio das Letras e publicado pela Quintal Edições(2018) e Nossos poemas conjuram e gritam, organizada por Lubi Prates, pela Editora Quelônio (2019).

Entre para o clube